terça-feira, 13 de março de 2012

A História da União Europeia


A História da União Europeia

1945 - 1959

Uma Europa pacífica - o início da cooperação

A União Europeia é criada com o objetivo de acabar com as guerras frequentes e sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A partir de 1950, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir os países europeus economicamente e politicamente, a fim de assegurar uma paz duradoura. Os seis fundadores são a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Os anos 1950 são dominados por uma guerra fria entre o leste eo oeste. Protestos na Hungria contra o regime comunista são colocadas pelos tanques soviéticos, em 1956, enquanto no ano seguinte, 1957, a União Soviética assume a liderança na corrida espacial, quando lança o primeiro espaço satélite artificial, o Sputnik 1. Também em 1957, o Tratado de Roma cria a Comunidade Económica Europeia (CEE), ou "Mercado Comum".

1960 - 1969

O "Swinging Sixties" - um período de crescimento econômico

A década de 1960 vê o surgimento de "cultura jovem", com grupos como The Beatles atraindo multidões de fãs adolescentes sempre que eles aparecem, ajudando a estimular uma revolução cultural e alargar o fosso entre as gerações. É um período bom para a economia, ajudado pelo fato de que os países da UE parar de cobrar direitos aduaneiros quando elas trocam uns com os outros. Eles também concordam controlo conjunto sobre a produção de alimentos, de modo que todo mundo agora tem o suficiente para comer - e logo há mesmo excedente de produtos agrícolas. Maio 1968 torna-se famoso por revoltas estudantis em Paris, e muitas mudanças na sociedade e comportamento tornar-se associado com a chamada geração de 68 ".

1970 - 1979

Uma comunidade em crescimento - o primeiro alargamento

Dinamarca, Irlanda e Reino Unido aderem à União Europeia em 1 de Janeiro de 1973, elevando o número de Estados-Membros para nove. A curto, mas violento, conflito árabe-israelense de outubro de 1973, em resultado de uma crise energética e problemas económicos na Europa. As últimas ditaduras de direita na Europa chegou ao fim com a queda do regime de Salazar em Portugal em 1974 ea morte do general Franco em Espanha em 1975. A política regional da UE começa a transferir grandes somas para criar empregos e infra-estrutura em áreas mais pobres. O Parlamento Europeu aumenta a sua influência nos assuntos da UE e em 1979 todos os cidadãos podem, pela primeira vez, eleger os seus membros diretamente.

1980 - 1989

Mudando a face da Europa - a queda do Muro de Berlim

O sindicato polaco Solidarnosc, e seu líder Lech Walesa, tornaram nomes conhecidos na Europa e no mundo, após as greves do estaleiro de Gdansk, no verão de 1980. Em 1981, a Grécia se torna o membro 10 da UE e Espanha e Portugal seguem cinco anos depois. Em 1986, o Acto Único Europeu, assinado. Este é um tratado que estabelece a base para um programa de seis anos vasto destinado a resolução dos problemas com o fluxo livre do comércio através das fronteiras da UE, criando assim o "Mercado Único". Há grande agitação política, quando, em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim é puxado para baixo e na fronteira entre a Alemanha Oriental e Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos, isso leva à reunificação da Alemanha, quando ambos Alemanha Oriental e Ocidental são Unidos em outubro de 1990.

1990 - 1999

Uma Europa sem fronteiras

Com o colapso do comunismo em toda Europa Central e Oriental, os europeus se tornam mais próximos vizinhos. Em 1993, o mercado único é completado com o dos "quatro liberdades": de circulação de mercadorias, serviços, pessoas e dinheiro. Os anos 1990 também é da década de dois tratados, o "Maastricht" do Tratado da União Europeia em 1993 e do Tratado de Amesterdão, em 1999. As pessoas estão preocupadas sobre como proteger o meio ambiente e também como os europeus podem atuar juntos quando se trata de questões de segurança e defesa. Em 1995, a União Europeia ganha mais três novos membros, Áustria, Finlândia e Suécia. Uma pequena aldeia no Luxemburgo dá o seu nome aos acordos de "Schengen", que gradualmente permitirão às pessoas viajar sem ter seus passaportes controlados nas fronteiras. Milhões de jovens estudam em outros países com o apoio da UE. A comunicação é feita mais fácil, mais e mais pessoas começam a utilização de telemóveis e da internet.

2000 - hoje

Uma década de expansão

O euro é a nova moeda de muitos europeus. 11 setembro, 2001 torna-se sinônimo de "Guerra ao Terror" depois de aviões seqüestrados são levados em edifícios em Nova York e Washington. Países da UE começam a trabalhar muito mais estreitamente para combater o crime. As divisões políticas entre o leste eo oeste da Europa estão finalmente declarados curados, quando nada menos que 10 novos países aderirem à UE em 2004. Muitas pessoas pensam que é tempo de a Europa ter uma constituição, mas que tipo de constituição é de nenhuma maneira fácil de concordar, de modo que o debate sobre o futuro da Europa em se enfurece.

Sem comentários:

Enviar um comentário